Prefeitura promove encontro cultural de Folia de Reis neste sábado (16)

Tradicional, evento será realizado no Centro Municipal de Cultura a partir das 14h com entrada gratuita

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), vai promover, no próximo sábado (16), o “Encontro Cultural de Folia de Reis”.  O evento tem o intuito de valorizar a cultura e a tradição local, bem como para louvar os Santos Reis com seus cânticos típicos e populares.

Com início às 14h, no Centro Municipal de Cultura (CMC), seis companhias de Folia de Reis estão confirmadas para realizar a celebração, que é aberta ao público. A previsão é de que cada companhia utilize aproximadamente 30 minutos para o seu percurso que começa no estacionamento e termina no presépio que está instalado no pátio.

“Este encontro faz parte da programação de Natal da pasta. Remontamos a narrativa bíblica dos Três Reis Magos (Melchior, Baltazar e Gaspar) que, segundo a tradição religiosa, visitaram o Menino Jesus após seu nascimento, guiados pela estrela de Belém. A celebração da Folia de Reis é uma festividade marcada por música, dança e tem raízes profundas nas memórias rurais, tornando-se um rito tradicional e simbólico”, explicou a diretora de Igualdade Racial da SMCT, Pollyanna Fabrini.

 

Confira as companhias de folia e seus capitães:

 

Três Reis Magos – Capitão Lindomar

Jovens do Oriente – Capitão Douglas

Irmãos Tavares – Capitão José Humberto

Três Reis em Belém – Capitão Ademir

Viajando para Belém – Capitãs Elciele e Aparecida

Caminhos de Belém – Capitães Márcio e Edite

 

Prestigie!

O quê: Encontro Cultural de Folia de Reis

Onde: Centro Municipal de Cultura (CMC)

Quando: 16 de dezembro (sábado)

Horário: a partir das 14h

Entrada: gratuita

Comente: