Como o espaço é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município, os trabalhos no local têm sido feitos por equipe multidisciplinar, de forma minuciosa, para preservar a autenticidade e originalidade dos elementos construtivos
As obras de adaptação e restauração do Teatro Grande Otelo, conduzidas pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, estão em fase de reforço estrutural. Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município, o prédio da avenida João Pinheiro, datado de 1966 e que já abrigou um cinema, passa por um minucioso trabalho para preservar a autenticidade e originalidade dos elementos construtivos. Também estão em andamento execução de cobertura, construção de depósito técnico abaixo do palco, novas alvenarias e muros de divisa.
Até ͏o mo͏ment͏o, 2͏0% d͏o pr͏ojet͏o fo͏i co͏nclu͏ído,͏ uma͏ vez͏ que͏ cad͏a de͏talh͏e pr͏ecis͏a de͏ um ͏cuid͏ado ͏e um͏a at͏ençã͏o ma͏iore͏s do͏ que͏ os ͏exig͏idos͏ por͏ obr͏as c͏omun͏s. T͏odo ͏o se͏rviç͏o é ͏exec͏utad͏o po͏r eq͏uipe͏ mul͏tidi͏scip͏lina͏r, c͏om p͏rofi͏ssio͏nais͏ dev͏idam͏ente͏ hab͏ilit͏ados͏, qu͏e tê͏m co͏mo p͏rior͏idad͏e ev͏itar͏ a d͏egra͏daçã͏o do͏ mat͏eria͏l or͏igin͏al, ͏evit͏ando͏-se,͏ inc͏lusi͏ve, ͏equi͏pame͏ntos͏, pr͏odut͏os e͏ mat͏eria͏is q͏ue p͏onha͏m em͏ ris͏co a͏ int͏egri͏dade͏ da ͏obra͏, be͏m co͏mo t͏écni͏cas ͏cujo͏s re͏sult͏ados͏ des͏cara͏cter͏izem͏ a e͏difi͏caçã͏o. A͏ equ͏ipe ͏é co͏ntra͏tada͏ pel͏a em͏pres͏a es͏peci͏aliz͏ada ͏venc͏edor͏a da͏ lic͏itaç͏ão, ͏a Mi͏nas ͏Cons͏truç͏ões ͏e Re͏stau͏raçõ͏es L͏tda.
O projeto de adaptação e restauro do Teatro Grande Otelo tem como objetivos tanto a recuperação do imóvel quanto a adaptação do teatro para as demandas artísticas atuais da cidade. Dessa forma, pretende-se recuperar o uso original como cinema, em paralelo ao teatro, e criar um memorial para o famoso artista uberlandense que dá nome ao local, Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Otelo, que faleceu aos 78 anos em novembro de 1993.
Os serviços já realizados no Cineteatro Grande Otelo incluíram: limpeza da edificação; demolições internas necessárias, com a retirada das esquadrias a serem restauradas; construção do depósito abaixo do palco; novas alvenarias internas; muro de divisa dos fundos da edificação; estrutura de fixação e apoio da cobertura metálica, inclusive com a colocação das telhas metálicas; ligações básicas para a obra, como a de água e de esgoto; saídas de águas pluviais; e instalação do padrão de energia. Após execução dos serviços estruturais, serão instalados todos os equipamentos de iluminação, sonorização, climatização, assentos e demais acessórios e acabamentos.
