Ampliação ͏do Hospita͏l de Clíni͏cas da UFU͏ começou e͏ terminará͏ em gestõe͏s federais͏ do PT; ca͏ndidata Da͏ndara não ͏participa ͏do evento ͏por respei͏to à legis͏lação elei͏toral
Na tarde de hoje, 05 de agosto, o presidente Lula estará em Uberlândia participando da inauguração da ampliação do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A obra teve início em 2011, como a maior obra da área da saúde do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Dilma Rousseff (PT). A finalização da obra foi possível, dentre outros fatores, por causa da destinação de 130 milhões executada pelo deputado federal Weliton Prado (PROS) e apoio do presidente do Congresso Nacional Rodrigo Pacheco.
A deputada Federal e candidata à prefeita de Uberlândia, Dandara Tonantzin (PT), não participará do evento de inauguração por respeitar as regras democráticas impostas pela legislação eleitoral, que proíbe a participação de candidatos às prefeituras em inauguração de obras no período eleitoral. A proibição ocorre porque a presença do candidato pode associar sua imagem à obra, beneficiando-o de maneira que caracteriza uso indevido de recursos públicos e cria desigualdade em relação aos outros candidatos. Antes do evento, Dandara recepcionará o presidente Lula no aeroporto, onde gravarão vídeos de apoio à sua candidatura.
“Uberlândia vai ganhar muito com essa ampliação. A saúde será uma das prioridades da nossa gestão na prefeitura. Nós vamos zerar as filas de atendimentos, exames e consultas, implementar as Unidades de Pronto Atendimento, garantir a implementação do SAMU e ampliar as equipes de Saúde da Família”, pontua Dandara.
Com a ampliação do hospital, estarão à disposição da população 22 salas de cirurgia, 65 novos leitos de Pronto Socorro, 146 novos leitos de internação, 30 novos leitos de UTI, 8 novos leitos de queimados, heliponto para urgência e emergência. Tudo isso fortalece o ensino, a pesquisa e a extensão, o tripé fundamental da universidade pública brasileira. Serão 32 milhões de mineiros beneficiados com a obra, espalhados por 86 cidades do estado.
Foto: Agência Brasil