Além do contato com a natureza, a imersão cultural e espiritual, é possível se deliciar com as maravilhas gastronômicas do destino turístico, que tem como destaque o laticínio com o selo “Entre Serras da Piedade ao Caraça”, cujo processo de produção existe há mais de 200 anos
O Santuário do Caraça é um dos lugares mais encantadores de Minas Gerais. O destino turístico, situado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, oferece possibilita o turismo ecológico, histórico, cultural e religioso. A gastronomia no local é outro grande chamariz, que promove uma deliciosa experiência aos visitantes, com destaque ao Queijo Minas Artesanal.
O gerente do Santuário do Caraça, Pablo Azevedo, destaca que no local é possível desfrutar do Queijo Minas Artesanal com dois tipos de maturação. “Temos o meia cura e o curado, produzidos com leite cru, coalho, pingo (fermento lácteo natural) e sal. O que muda é o processo de maturação, ou seja, o tempo de envelhecimento do queijo. É importante elucidar que ‘cura’ é o processo em que as bactérias ‘boas’ consomem as ‘ruins’, deixando o queijo saudável e adequado para o consumo. Podemos afirmar que se trata de uma das maiores riquezas gastronômicas que temos por aqui e pessoas de todo o mundo chegam curiosas querendo saborear o nosso queijo”, conta.
O Queijo Minas Artesanal, popularmente mais conhecido como “queijo canastra”, que carrega a chancela da microrregião “En͏tr͏e ͏Se͏rr͏as͏ d͏a ͏Pi͏ed͏ad͏e ͏ao͏ C͏ar͏aç͏a”, exist͏e há ma͏is de 2͏00 anos͏, mas s͏ua fabr͏icação ͏ficou e͏xtinta ͏por 70 ͏anos. A͏ fabric͏ação ar͏tesanal͏, feita͏ por qu͏eijeiro͏s locai͏s, foi ͏resgata͏da no a͏no de 2͏015 por͏ meio d͏o proje͏to Prim͏órdios ͏da Cozi͏nha Min͏eira, f͏ruto da͏ parcer͏ia do S͏antuári͏o do Ca͏raça co͏m o Sen͏ac, que͏ tem o ͏objetiv͏o de re͏sgatar ͏e dar n͏ovos us͏os a há͏bitos, ͏técnica͏s e pro͏dutos a͏limenta͏res dos͏ primei͏ros hab͏itantes͏ de Min͏as Gera͏is, com͏ foco n͏o desen͏volvime͏nto reg͏ional.
Atualmente, o queijo do Santuário do Caraça é matéria prima de vários pratos da região do “Entre Serras”, principalmente em concursos e festivais gastronômicos. Quem quiser conhecer o processo de fabricação e provar as delícias gastronômicas que só o Caraça tem, pode fazer uma visita.
Variedade
Além do queijo, o visitante tem a oportunidade de comer outras iguarias que também encantam paladares. A experiência de comer no refeitório histórico, com toda a simplicidade e variedade de sabores da comida mineira, gera um clima aconchegante. Há também a padaria, que fabrica pães, bolos e biscoitos, e a doçaria, para doces, geleias e compotas.
Fonte de conhecimento
O complexo Santuário do Caraça é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), o hotel com 57 apartamentos e quartos, com capacidade para até 230 pessoas, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos. O Complexo do Caraça possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado, onde também há campos rupestres. Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão.
Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial. O clima tem baixas temperaturas e elevada umidade do ar, comuns em ambientes de mata. O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.
Biblioteca
A Biblioteca hoje está instalada no prédio onde funcionava o célebre Colégio, que hoje abriga também o Museu, o Arquivo e um Centro de Convenções. Para conhecer a biblioteca é necessário agendamento prévio.
Museu
O museu, montado a partir de mobiliário e artefatos diversos de uso diário, pertencentes ao próprio Caraça e com algumas peças remanescentes de séculos passados, constitui um interessante lugar de visitação, diariamente procurado pelos hóspedes e visitantes, através de percursos guiados pelos monitores.
Igreja Neogótica
O Santuário do Caraça é a primeira igreja neogótica do Brasil, construída com material regional: pedra-sabão (retirada de perto da Cascatona), mármore (das proximidades de Mariana e Itabirito, Gandarela) e quartzito (da região do Caraça e vizinhanças), unidas com produtos de base de cal, pó de pedra e óleo.