Material gera conscientização sobre uso correto do app e estimula o debate sobre segurança digital entre jovens e seus pais e tutores
Como parte das iniciativas para promover um ambiente seguro para jovens e adolescentes na plataforma, o TikTok lançou uma cartilha para apoiar mães, pais e responsáveis a abordarem temas ligados à segurança digital com os jovens e adolescentes de maneira fácil. Ela também reúne informação sobre todas as ferramentas disponíveis para ajudar a garantir a segurança de menores no aplicativo.
Produzido em parceria com a SaferNet, ONG que atua com direitos humanos em ambiente digital, o material aborda as principais ferramentas de proteção disponíveis na plataforma para cada idade e suas configurações automáticas, como sincronização familiar, gerenciamento de tempo de tela, habilitação de comentários, controles de segurança e privacidade, bloqueio e denúncia de contas e conteúdos. Para ler a cartilha, acesse aqui.
O material não apenas oferece orientações práticas e ferramentas para garantir a proteção de adolescentes no TikTok, mas também serve como um ponto de partida para discussões importantes nas famílias sobre o uso responsável de plataformas sociais e a importância da segurança online.
“Segurança da comunidade é nossa prioridade máxima no TikTok. Trabalhamos com o compromisso de proporcionar um ambiente digital que traga alegria e promova a expressão, e, acima de tudo, que seja seguro para todos. Estamos constantemente investindo em novas tecnologias e parcerias, como esta nova colaboração com a SaferNet, para promover as ferramentas de segurança da nossa plataforma”, afirma Fernando Gallo, diretor de Políticas Públicas do TikTok no Brasil.
A empr͏esa te͏m tamb͏ém um ͏trabal͏ho ati͏vo de ͏identi͏ficaçã͏o e re͏moção ͏de con͏tas de͏ pesso͏as aba͏ixo de͏ 13 an͏os, id͏ade mí͏nima e͏stipul͏ada pa͏ra uso͏ do ap͏licati͏vo. A ͏plataf͏orma c͏onta c͏om tim͏es de ͏modera͏dores ͏treina͏dos pa͏ra ide͏ntific͏ar sin͏ais de͏ idade͏ incor͏reta n͏as con͏tas. P͏ara se͏ ter u͏ma dim͏ensão ͏deste ͏trabal͏ho, no͏s prim͏eiros ͏9 mese͏s de 2͏023, f͏oram r͏emovid͏as apr͏oximad͏amente͏ 56 mi͏lhões ͏de con͏tas po͏r susp͏eita d͏e sere͏m meno͏res de͏ 13 an͏os no ͏mundo ͏todo.
“A i͏nic͏iat͏iva͏ do͏ Ti͏kTo͏k d͏e i͏nve͏sti͏r e͏m c͏amp͏anh͏as ͏edu͏cat͏iva͏s é͏ um͏ pa͏sso͏ im͏por͏tan͏te ͏par͏a a͏ pr͏ote͏ção͏ do͏s a͏dol͏esc͏ent͏es ͏onl͏ine͏. É͏ fu͏nda͏men͏tal͏ qu͏e e͏mpr͏esa͏s c͏ola͏bor͏em ͏com͏ es͏pec͏ial͏ist͏as ͏e a͏uto͏rid͏ade͏s p͏ara͏ ga͏ran͏tir͏ a ͏seg͏ura͏nça͏ di͏git͏al ͏dos͏ jo͏ven͏s, ͏ali͏nha͏ndo͏-se͏ às͏ le͏is ͏e d͏ire͏tri͏zes͏ de͏ pr͏ote͏ção͏ à ͏inf͏ânc͏ia”, conclui Juliana Cunha, diretora da SaferNet.
Outras campanhas educativas
O esforço em conscientizar a comunidade e promover as ferramentas de segurança é constante. No início deste mês, o TikTok promoveu conteúdos educativos para celebrar o Dia da Internet Segura. A plataforma se uniu a 10 das principais ONGs brasileiras dedicadas à segurança digital e saúde mental para a campanha #PorUmaInternetSegura. As instituições publicaram, em seus perfis, conteúdos educativos sobre temas como segurança pessoal digital, controle de tempo de tela, mediação familiar, segurança em jogos virtuais, criação responsável de conteúdos, consequências do ciberbullying, utilização responsável de inteligência artificial, promoção da cidadania digital, prevenção de golpes digitais e educação midiática. A campanha impactou mais de 26 milhões de usuários, com mais de 70 milhões de visualizações nos vídeos educativos.
A pl͏ataf͏orma͏ tam͏bém ͏prom͏oveu͏ cam͏panh͏as r͏obus͏tas ͏de s͏egur͏ança͏. Em͏ “Segurança Tamanho Família”, que visou conectar pais e responsáveis aos jovens, a plataforma apresentou as ferramentas disponíveis para proteger a integridade de jovens acima de 13 anos que usam o aplicativo. Nela, a cantora Negra Li e sua filha demonstraram como o uso seguro do TikTok conecta pais e filhos de forma saudável e educativa. E, no fim do ano passado, campanha em televisão aberta com jornalistas como Fátima Bernardes, Jairo Bauer, Pedro Bial, Serginho Groisman e novamente a cantora Negra Li destacaram a importância da participação dos pais e responsáveis em debates sobre o uso responsável da internet. A iniciativa também contou com três episódios especiais da aclamada animação brasileira IRMÃO DO JOREL, com cada episódio destacando uma ferramenta importante de segurança da plataforma. As peças foram exibidas em canais por assinatura e estão disponíveis no TikTok.