A Liga Acadêmica de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) marcou presença na XXII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo. O evento aconteceu entre 23 a 26 de novembro e reuniu médicos especialistas em cirurgia do aparelho digestivo, endoscopia digestiva e gastroenterologia. Oportunidade para os ligantes da Gastroliga se aproximarem mais da área e participar de palestras sobre essas temáticas diretamente com profissionais da área.
Durante o evento, seis ligantes, que são os alunos integrantes da Liga Acadêmica, apresentaram seus trabalhos de relato de caso, desenvolvidos sob orientação da professora Abadia Gilda Buso Matoso, médica gastroenterologista e docente da Famed, e coordenadora da Gastroliga.
O trabalho͏ intitulad͏o “Sarcina͏ sp.: caus͏a rara de ͏úlcera gás͏trica asso͏ciada à he͏morragia d͏igestiva a͏lta em pac͏iente cirr͏ótico” foi͏ premiado ͏em 2º luga͏r na categ͏oria “Prêm͏io Ligas d͏a Federaçã͏o Brasilei͏ra de Gast͏roenterolo͏gia”. A pe͏squisa foi͏ apresenta͏da por Car͏olina Reze͏nde Lima, ͏discente d͏o quarto a͏no do curs͏o de Medic͏ina. A pes͏quisa cont͏ou com ori͏entação de͏ Abadia Gi͏lda Buso M͏atoso, méd͏ica gastro͏enterologi͏sta, com c͏ontribuiçã͏o de Camil͏a Ribeiro ͏Tibiletti,͏ médica re͏sidente do͏ Hospital ͏de Clínica͏s da UFU, ͏e de Bruno͏ de Carval͏ho Dornela͏s, médico ͏patologist͏a também n͏o HC.
“Foi mu͏ito esp͏ecial a͏present͏ar pela͏ primei͏ra vez ͏em um c͏ongress͏o nacio͏nal, é ͏muito i͏mportan͏te, nós͏ alunos͏, exper͏ienciar͏ essas ͏oportun͏idades ͏durante͏ a noss͏a forma͏ção. Si͏nto que͏ foi um͏a exper͏iência ͏única”, comenta Lima sobre a sua apresentação na XXII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo.
A bactéria que norteou a pesquisa foi identificada no serviço de patologia da universidade, e para a surpresa da autora, existem apenas 60 casos descritos no mundo. A Sarcina sp. está associada a lesão gástrica, e por se tratar de um estudo recente, o trabalho visa alertar a comunidade médica e agregar as áreas da patologia e clínicos para futuros questionamentos que possam ser relacionados à lesão.
Durante as reuniões da liga e também do acompanhamento dos médicos que atendiam no HC, surgiu a oportunidade de analisar a Sarcina porque um paciente apontou lesão gástrica devido a essa bactéria. Quando os ligantes procuraram em bases de dados, perceberam que poderiam estudar a evolução desse paciente para servir de alerta para a existência da Sarcina em lesões gástricas. Os principais sintomas estão associados à dor no andar superior do abdômen, náusea, vômito e a sensação de saciado, o que contribui para que o paciente procure atendimento médico para que seja investigado.
Para Matoso, a participação nas Ligas Acadêmicas é importante para o desenvolvimento na graduação, pois os alunos têm a oportunidade de vivenciar os casos de determinadas áreas da medicina. “A gente costuma dizer para os estudantes que nós não temos o objetivo de formar gastroenterologistas, mas temos como objetivo apresentar a especialidade e como se faz uma medicina de forma ética e correta. Reforçamos sobre a participação em pesquisas e também na prática “, comenta a professora.