O presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Zezinho Mendonça, acompanhado dos demais vereadores da base do governo, participou na tarde desta segunda-feira (22) do anuncio feito pelo Prefeito Odelmo do i͏níc͏io ͏da ͏apl͏ica͏ção͏ do͏ Pl͏ano͏ de͏ Im͏pla͏nta͏ção͏ e ͏Cap͏aci͏taç͏ão ͏da ͏Met͏odo͏log͏ia ͏“Bu͏ild͏ing͏ In͏for͏mat͏ion͏ Mo͏del͏ing͏” (͏BIM͏ – ͏em ͏tra͏duç͏ão ͏liv͏re:͏ Mo͏del͏age͏m d͏e I͏nfo͏rma͏ção͏ da͏ Co͏nst͏ruç͏ão)͏ na͏ Pr͏efe͏itu͏ra ͏de ͏Ube͏rlâ͏ndi͏a. ͏O a͏nún͏cio͏ fo͏i f͏eit͏o d͏ura͏nte͏ ev͏ent͏o n͏a s͏ala͏ de͏ re͏uniões do gabinete do prefeito, na Prefeitura Municipal, localizada no Centro Administrat͏ivo͏ “V͏irg͏íli͏o G͏ala͏ssi͏”.
Recomendada pela Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133), a tecnologia BIM aprimora as práticas de criação de projetos e execução de obras públicas. É uma metodologia de trabalho moderna e inovadora que reúne, por meio de ferramentas digitais, todas as informações que dizem respeito à construção de obras, tornando os projetos mais eficientes e ajudando a criar espaços públicos mais inteligentes, resilientes e acessíveis.
Além de proporcionar mais transparência nos processos licitatórios e precisão no planejamento, a BIM também gera maior confiabilidade de cronogramas e orçamentos, reduções de resíduos sólidos da construção civil, de custos e prazos para conclusão, sustentabilidade, melhoria da transparência e ganhos de produtividade e qualidade nas obras públicas.
Com o início do Plano de Implantação e Capacitação da Metodologia no município, a Prefeitura de Uberlândia reforça a preparação para, em breve, estar entre as primeiras cidades do país a receber projetos de obras em BIM. Em agosto de 2023, por meio do Decreto Municipal, foi instituído o Comitê Gestor de Monitoramento e Utilização da Plataforma BIM, que busca a gestão e monitoramento da utilização da plataforma na execução de obras e serviços de engenharia. A Prefeitura também contratou a empresa Hello BIM para consultoria na implantação da metodologia e capacitação dos servidores.
A metodologia BIM já é utilizada no Brasil no âmbito privado. E em 2020, o Governo Federal emitiu o “decreto BIM” (Decreto nº 10.306/2020), que determina o uso obrigatório da metodologia BIM – com implementação de forma gradual – para a execução de obras e serviços de engenharia realizados, direta ou indiretamente, pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.