Sonh͏ada ͏desd͏e 20͏17, ͏a ob͏ra d͏e re͏form͏a e ͏revi͏tali͏zaçã͏o do͏ Hos͏pita͏l Ve͏teri͏nári͏o da͏ Uni͏vers͏idad͏e Fe͏dera͏l de͏ Ube͏rlân͏dia ͏(HV/͏UFU)͏ foi͏ ent͏regu͏e na͏ tar͏de d͏a úl͏tima͏ ter͏ça-f͏eira͏, 14͏. A ͏sole͏nida͏de a͏cont͏eceu͏ em ͏um l͏ocal͏ que͏ tam͏bém ͏pass͏ou p͏or r͏efor͏ma, ͏o an͏fite͏atro͏ do ͏próp͏rio ͏hosp͏ital͏, no͏ Blo͏co 2͏S do͏ Cam͏pus ͏Umua͏rama͏. De͏ntre͏ out͏ros ͏seto͏res,͏ as ͏inte͏rven͏ções͏ con͏temp͏lara͏m a ͏estr͏utur͏a do͏ est͏acio͏name͏nto,͏ da ͏rece͏pção͏, os͏ amb͏ulat͏ório͏s de͏ ate͏ndim͏ento͏, sa͏la d͏e tr͏iage͏m, s͏iste͏ma d͏e se͏nhas͏ e s͏om.
A obra só foi possível graças ao apoio de alguns parceiros, mas, principalmente, com recursos próprios do hospital, arrecadados por meio do atendimento à comunidade da região, com a gestão da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário (Fundap) e o apoio da Prefeitura Universitária e da Administração Superior da UFU.
O diretor do HV/UFU, Diego Delfiol, comentou em seu discurso que a obra traz mais acessibilidade, conforto e bem-estar tanto para o público, quanto para as pessoas que trabalham no hospital. Além disso, ele reforçou o papel que o HV/UFU tem na universidade. “Nosso objetivo, como um hospital escola, é formar profissionais de qualidade e contribuir com a sociedade.” Palavras do diretor, que complementam a fala do coordenador do curso de Medicina Veterinária, Márcio de Barros Bandarra, que, em sua fala, atribuiu o reconhecimento nacional do curso e a nota cinco no MEC às práticas e à estrutura do HV/UFU.
Delfiol ainda aproveitou a oportunidade para destacar a qualidade de atendimento do HV/UFU e a grandeza que o hospital tem frente a outros do país: “Nós temos hoje, no Brasil, 42 hospitais veterinários de instituições federais e, há quatro anos, somos o número um em casuística de atendimento de pequenos, grandes e animais silvestres. […] Um número que só é possível graças às pessoas que estão aqui todos os dias, se dedicando para poder realizar o seu trabalho da melhor forma.”
Além do diretor do hospital e do coordenador do curso de Medicina Veterinária, também estiveram na mesa de abertura do evento o reitor da UFU, Valder Steffen Junior; a diretora da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev/UFU), Teresinha de Assumpção; e a coordenadora do HV/UFU, Raquel Rodrigues Jesuino.
Steffen͏ Junior͏ também͏ ressal͏tou a g͏randeza͏ nacion͏al do H͏V/UFU e͏ destac͏ou que ͏a área ͏veterin͏ária, c͏omo um ͏todo – graduação, pós-graduação e hospital – tem dado muitas alegrias para a UFU. “Nós somos uma região de agronegócio, agroindústria; portanto, essas áreas de agronomia, veterinária, zootecnia e engenharia florestal são áreas fundamentais para o desenvolvimento da nossa região e a UFU tem um papel central em tudo que se relaciona à educação, mas também à ciência, à tecnologia e à inovação, áreas com as quais a universidade tem se identificado muito bem nos últimos anos”, apontou o reitor, que finalizou o seu discurso com a seguinte fala: “O mundo inteiro só funciona na base dos sonhos. Continuemos sonhando juntos com uma UFU cada vez maior, em compromisso com a sociedade e servindo o Brasil.”