Sonhada desde 2017, a obra de reforma e revitalização do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV/UFU) foi entregue na tarde da última terça-feira, 14. A solenidade aconteceu em um local que também passou por reforma, o anfiteatro do próprio hospital, no Bloco 2S do Campus Umuarama. Dentre outros setores, as intervenções contemplaram a estrutura do estacionamento, da recepção, os ambulatórios de atendimento, sala de triagem, sistema de senhas e som.
A obra só foi possível graças ao apoio de alguns parceiros, mas, principalmente, com recursos próprios do hospital, arrecadados por meio do atendimento à comunidade da região, com a gestão da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário (Fundap) e o apoio da Prefeitura Universitária e da Administração Superior da UFU.
O diretor do HV/UFU, Diego Delfiol, comentou em seu discurso que a obra traz mais acessibilidade, conforto e bem-estar tanto para o público, quanto para as pessoas que trabalham no hospital. Além disso, ele reforçou o papel que o HV/UFU tem na universidade. “Nosso objetivo, como um hospital escola, é formar profissionais de qualidade e contribuir com a sociedade.” Palavras do diretor, que complementam a fala do coordenador do curso de Medicina Veterinária, Márcio de Barros Bandarra, que, em sua fala, atribuiu o reconhecimento nacional do curso e a nota cinco no MEC às práticas e à estrutura do HV/UFU.
Delfiol ainda aproveitou a oportunidade para destacar a qualidade de atendimento do HV/UFU e a grandeza que o hospital tem frente a outros do país: “Nós temos hoje, no Brasil, 42 hospitais veterinários de instituições federais e, há quatro anos, somos o número um em casuística de atendimento de pequenos, grandes e animais silvestres. […] Um nú͏mero qu͏e só é ͏possíve͏l graça͏s às pe͏ssoas q͏ue estã͏o aqui ͏todos o͏s dias,͏ se ded͏icando ͏para po͏der rea͏lizar o͏ seu tr͏abalho ͏da melh͏or form͏a.”
Além do diretor do hospital e do coordenador do curso de Medicina Veterinária, também estiveram na mesa de abertura do evento o reitor da UFU, Valder Steffen Junior; a diretora da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev/UFU), Teresinha de Assumpção; e a coordenadora do HV/UFU, Raquel Rodrigues Jesuino.
Steffe͏n Juni͏or tam͏bém re͏ssalto͏u a gr͏andeza͏ nacio͏nal do͏ HV/UF͏U e de͏stacou͏ que a͏ área ͏veteri͏nária,͏ como ͏um tod͏o – graduação, pós-graduação e hospital – tem dado muitas alegrias para a UFU. “Nós somos uma região de agronegócio, agroindústria; portanto, essas áreas de agronomia, veterinária, zootecnia e engenharia florestal são áreas fundamentais para o desenvolvimento da nossa região e a UFU tem um papel central em tudo que se relaciona à educação, mas também à ciência, à tecnologia e à inovação, áreas com as quais a universidade tem se identificado muito bem nos últimos anos”, apontou o reitor, que finalizou o seu discurso com a seguinte fala: “O mundo inteiro só funciona na base dos sonhos. Continuemos sonhando juntos com uma UFU cada vez maior, em compromisso com a sociedade e servindo o Brasil.”