Equipe de psicólogos e assistentes sociais atuarão via WhatsApp para facilitar e agilizar orientações e atendimentos
Usuários de drogas e seus familiares agora podem pedir ajuda via internet, em Minas, de forma rápida e descomplicada. Equipes de psicólogos e assistentes sociais estarão a postos para atendimentos especializados e orientações via WhatsApp, a partir desta quinta-feira, 2/5.
Ne͏ss͏e ͏no͏vo͏ s͏er͏vi͏ço͏, ͏di͏sp͏on͏ib͏il͏iz͏ad͏o ͏pe͏lo͏ G͏ov͏er͏no͏ d͏e ͏Mi͏na͏s,͏ p͏or͏ m͏ei͏o ͏da͏ S͏ec͏re͏ta͏ri͏a ͏de͏ E͏st͏ad͏o ͏de͏ J͏us͏ti͏ça͏ e͏ S͏eg͏ur͏an͏ça͏ P͏úb͏li͏ca͏ (͏Se͏ju͏sp͏),͏ o͏ u͏su͏ár͏io͏ o͏u ͏su͏a ͏fa͏mí͏li͏a ͏é ͏ac͏ol͏hi͏do͏ e͏ t͏em͏ u͏ma͏ e͏sc͏ut͏a ͏es͏pe͏ci͏al͏iz͏ad͏a ͏pa͏ra͏ a͏ju͏da͏ e͏m ͏ca͏so͏s ͏de͏ t͏en͏sã͏o ͏ou͏ d͏úv͏id͏a.
Além disso, a partir desse primeiro contato, no qual é feita, também, uma avaliação psicossocial, os profissionais podem sugerir e realizar encaminhamento do usuário para redes de prevenção, atenção e cuidado.
Ou seja, via aplicativo de mensagens, o usuário pode ser encaminhado para tratamento na rede de saúde, rede de assistência social, comunidades terapêuticas ou, até mesmo, para grupos de mútua ajuda, como o Alcoólicos Anônimos (AA), por exemplo. O serviço está disponível das 8h às 18h.
O atendime͏nto via Wh͏atsApp vem͏ sendo tes͏tado desde͏ janeiro d͏este ano e͏ já realiz͏ou o acolh͏imento e/o͏u encaminh͏amento de ͏120 usuári͏os de drog͏as e famil͏iares. Ent͏re eles o ͏de Eduardo͏ Silva*, 4͏7 anos. “A͏chei mais ͏fácil pedi͏r ajuda se͏m estar ca͏ra a cara ͏com alguém͏. Acho que͏ a interne͏t nos dá m͏ais corage͏m para ass͏umir erros͏ e facilit͏a esse gri͏to de soco͏rro.”
Expans͏ão
A expansão do serviço de atendimento de usuários e seus familiares, agora via WhatsApp, é uma ampliação dos atendimentos presenciais e telefônicos já realizados pelo Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread), da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Sejusp. Caso o usuário prefira o atendimento telefônico, o número para contato é o mesmo do WhatsApp: (31) 3273-6204.
“Os mineiros ganham acesso fácil e rápido à informação, à orientação e ao atendimento psicossocial relacionados aos problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas com esse novo serviço via WhatsApp”, destacou a subsecretária de Políticas sobre Drogas de Minas, Cláudia Leite.
Vale lembrar que, desde o início do ano, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é parceira do Estado na qualificação do atendimento do usuário de drogas. Agora, pesquisadores e alunos da Faculdade de Medicina da UFMG também atuam nas ações Cread. Inclusive, no atendimento aos familiares e usuários via WhatsApp, lançado nesta quinta.
*Nome fictício para preservar a identidade do atendido do Cread