Atualizar o calendário vacinal, realizar de exames de rotina e manter hábitos saudáveis são pontos fundamentais para evitar surpresas ou intercorrências
O iníc͏io do ͏ano le͏tivo d͏emanda͏ uma s͏érie d͏e adap͏tações͏ no co͏tidian͏o das ͏crianç͏as. A ͏volta ͏às aul͏as env͏olve o͏ iníci͏o de u͏ma nov͏a etap͏a chei͏a de d͏esafio͏s e de͏ novas͏ apren͏dizage͏ns. Ne͏sse se͏ntido,͏ para ͏que o ͏dia a ͏dia se͏ja ret͏omado ͏sem su͏rpresa͏s ou i͏nterco͏rrênci͏as, o ͏pediat͏ra, Dr͏. Maur͏ício C͏avalca͏nte, r͏eforça͏ a imp͏ortânc͏ia dos͏ cuida͏dos co͏m a sa͏úde do͏s pequ͏enos.
“Os pais precisam estar atentos à atualização do calendário vacinal e à realização de exames de rotina. Por meio do acompanhamento pediátrico, prevenimos doenças e buscamos resolver problemas relativamente comuns nessa etapa da vida”, introduz.
De acordo com o especialista, além de avaliar e fortalecer a imunidade, é fundamental investigar possíveis anemias, parasitoses, dislipidemias [elevados níveis de gordura no sangue] e eventuais desarranjos na glicemia. “É importante, também, verificar se está tudo em ordem com o trato urinário”, acrescenta.
Hidrataç͏ão e ali͏mentação͏ saudáve͏l: duas ͏aliadas ͏indispen͏sáveis
Paralelamente, o papel da hidratação, sobretudo durante os períodos mais quentes do ano, torna-se ainda mais relevante para o bom funcionamento do organismo. “Diante das altas temperaturas registradas em diversas regiões do Brasil, a desidratação torna-se um perigo prevalente. A criança deve consumir entre 1,5L e 2L de líquidos por dia, podendo optar por água, sucos naturais e água de coco”, orienta.
O pediatra alerta, ainda, para os cuidados com a alimentação. “Além de fornecer uma dieta equilibrada — rica em nutrientes — os pais devem estar atentos à conservação dos alimentos. O verão favorece a cultura de bactérias, aumentando o risco de infecções intestinais”, pontua.
Maurício Cavalcante sugere, também, que eventuais dúvidas devem ser elucidadas junto ao pediatra de sua confiança. “A avaliação clínica é o melhor caminho para garantir que a saúde do seu filho está em boas mãos”, assegura.