Prefeitura e Dmae Uberlândia iniciam amanhã (20) programação especial da Semana da Água

As atividades começam às 8h com palestra sobre tratamento de esgoto e tour virtual

A Prefeitura de Uberlândia e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciam, nesta quarta-feira (20), a Semana da Água em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. O tema deste ano é “A água nos une, o clima nos move”, definido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) com o objetivo de promover discussões sobre os recursos hídricos e mudanças climáticas no país.

 

As ações serão realizadas pelo Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Dmae em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Educação e Juventude, que programaram diversas atividades ambientais, educacionais e culturais na sede do Dmae, Museu da Água, ETA Capim Branco, CEU Shopping Park, Escolas Municipais e Estaduais e Zoológico Municipal.

 

A partir das 8h desta quarta-feira (20), será realizada uma palestra sobre o tratamento de esgoto com um tour virtual na Escola Estadual Neuza Resende. Às 8h30, na unidade rural da Escola Municipal Professora Maria Regina Arantes, será apresentado o Teatro de Fantoches Turminha do Cerrado e às 9h terá início a Trilha Ecológica no Zoológico Municipal.

A abertura oficial do evento ocorre a partir das 9h30 na sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, com a realização de palestra sobre as ações do Dmae para preservação e uso consciente da água. No mesmo evento será lançada a revistinha “Eu sou amigo da água”, que tem como objetivo estimular crianças, a promover o uso consciente da água.

De acordo com o coordenador da Gerência Ambiental, Celismar Costa, o Dmae já realiza durante todo o ano atividades de educação ambiental e uso consciente da água. “Essas ações são intensificadas na semana em que celebramos o Dia Mundial da Água, uma vez que esse recurso natural é o foco principal da autarquia. Por meio de parcerias, fizemos uma programação com várias atividades que visam sensibilizar a nossa comunidade quanto à importância da preservação e uso consciente da água, especialmente nesse período em que tanto se fala em mudanças climáticas e suas consequências,” explicou.

 

Confira abaixo a programação completa da Semana da Água 2024

Quarta-feira – 20/03

8h: Palestra sobre Tratamento de Esgoto e Tour Virtual – Local: Escola Estadual Neuza Resende

8h30: Teatro de Fantoches Turminha do Cerrado – Local: Escola Municipal Professora Maria Regina Arantes

9h: Trilha Ecológica – Local: Zoológico Municipal

14h: Trilha Ecológica – Local: Zoológico Municipal

Quinta-feira – 21/03

8h às 17h: Feira de Exposições: Água, Consciência e Sustentabilidade – Local: Sede do Dmae

8h: Palestra sobre tratamento de esgoto e tour virtual – Local: Escola Estadual Neuza Resende

8h: Mostra Artístico-Pedagógica: “A água que nos une” – Local: Sede do Dmae

9h: Trilha Ecológica – Local: Zoológico Municipal

13h30: Mostra Artístico-Pedagógica: “A água que nos une” – Local: Sede do Dmae

14h: Trilha Ecológica – Local: Zoológico Municipal

14h30 – Apresentação das ações do Programa Buriti aos alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Local: Fazenda do Glória

Sexta-feira – 22/03

8h às 17h: Feira de Exposições: Água, Consciência e Sustentabilidade – Local: Sede do Dmae

8h30: Apresentação da Orquestra do Instituto Politriz com instrumentos construídos a partir de materiais recicláveis – Local: Foyer da Sede do Dmae

9h: Trilha Ecológica – Local: Zoológico Municipal

9h30: Abertura oficial da Semana da Água – Local: Auditório da Sede do Dmae

13h30: Mostra Artístico-Pedagógica: “A água que nos une” – Local: Sede do Dmae

14h: Trilha Ecológica – Local: Zoológico Municipal

Sábado – 23/03

8h: Visita técnica à usina hidrelétrica – Local: Usina Hidrelétrica de Miranda

Realização: Engie do Brasil e Grupo Sustentabilidade in Foco – Apoio: Dmae

 

Domingo – 24/03

8h: Caminhada da Água – Local: Ambev Uberlândia

Realização: Ambev e Grupo Sustentabilidade in Foco – Apoio: Dmae

 

8h30: 9ª Edição do Clean Up Day – Local: Condomínio Miranda 3

Realização: Recanto do Mergulhador e Grupo Sustentabilidade in Foco – Apoio: Dmae

 

Segunda-feira – 25/03

8h: Visita Técnica: Reuso da Água – Local: Praia Clube

Realização: Praia Clube e Grupo Sustentabilidade in Foco – Apoio: Dmae

8h às 17h: Feira de Exposições: Água, Consciência e Sustentabilidade – Local: Sede do Dmae

8h: Mostra Artístico-Pedagógica: “A água que nos une” – Local: Sede do Dmae

8h30: Teatro de Fantoches Turminha do Cerrado – Local: Missão Sal da Terra bairro Pequis

8h30: Palestra sobre tratamento de esgoto e tour virtual – Local: Escola Estadual Neuza Resende

13h30: Mostra Artístico-Pedagógica: “A água que nos une” – Local: Sede do Dmae

13h30: Circuito Ambiental – Local: CEU Shopping Park

14h: Jogos Ambientais – Local: Biblioteca do Sesi Indústria e Conhecimento

Terça-feira – 26/03

8h: Palestra sobre Reuso da Água – Local: Colégio Gabarito

Realização: Grupo Sustentabilidade in Foco – Apoio: Dmae

8h às 17h: Feira de Exposições: Água, Consciência e Sustentabilidade – Local: Sede do Dmae

8h: Palestra sobre tratamento de esgoto e tour virtual – Local: Escola Estadual Neuza Resende

8h: Visita técnica à Estação de Tratamento de Água Capim Branco – Colégio Nacional

8h: Mostra Artístico-Pedagógica: “A água que nos une” – Local: Sede do Dmae

9h: Palestra: Conhecendo uma Usina Hidroelétrica – Local: Colégio Gabarito

Realização: Grupo Sustentabilidade in Foco – Apoio: Dmae

13h30: Mostra Artístico-Pedagógica: “A água que nos une” – Local: Sede do Dmae

Quarta-feira – 27/03

8h às 17h: Feira de Exposições: Água, Consciência e Sustentabilidade – Local: Sede do Dmae

8h: Mostra Artístico-Pedagógica: “A água que nos une” – Local: Sede do Dmae

8h: Visita ao Museu da Água – Escola Municipal Ladário Teixeira

8h: Visita técnica à Estação de Tratamento de Água Capim Branco – Colégio Nacional

13h30: Apresentação da Orquestra do Instituto Politriz com instrumentos construídos a partir de materiais recicláveis – Local: Foyer da Sede do Dmae

14h e 15h30: Mesa-redonda: Tecnologias para a Redução do Consumo de Água e o seu Reuso na Indústria – Local: Sede do Dmae (Clique aqui para se inscrever)

Comente: