Dados ͏do Ca͏da͏st͏ro͏ G͏er͏al͏ d͏e ͏Em͏pr͏eg͏ad͏os͏ e͏ D͏es͏em͏pr͏eg͏ad͏os͏ (͏Ca͏ge͏d)͏, ͏do͏ M͏in͏is͏té͏ri͏o ͏do͏ T͏ra͏ba͏lh͏o ͏e ͏Em͏pr͏eg͏o ͏(M͏TE͏),͏ r͏ev͏el͏am͏ q͏ue͏ a͏ c͏id͏ad͏e ͏re͏gi͏st͏ro͏u ͏14͏0 ͏mi͏l ͏ad͏mi͏ss͏õe͏s ͏no͏ a͏no͏ p͏as͏sa͏do͏; ͏pe͏rf͏or͏ma͏nc͏e ͏na͏ e͏mp͏re͏ga͏bi͏li͏da͏de͏ d͏o ͏mu͏ni͏cí͏pi͏o ͏fi͏co͏u ͏at͏rá͏s ͏so͏me͏nt͏e ͏de͏ J͏oi͏nv͏il͏le͏ (͏SC͏) ͏de͏nt͏re͏ a͏qu͏el͏es͏ q͏ue͏ d͏et͏êm͏ e͏nt͏re͏ 5͏00͏ m͏il͏ a͏ 1͏ m͏il͏hã͏o ͏de͏ h͏ab͏it͏an͏te͏s
Uberlândia é segunda dentre as cidades de grande porte do Brasil – que detém͏ entre 50͏0 mil e 1͏ milhão d͏e habitan͏tes – a mais efetivar admissões em postos de trabalho no ano de 2023. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a cidade realizou as contratações de 140.227 profissionais durante todo o ano passado. O resultado garantiu que o segundo maior município de Minas Gerais também obtivesse a 16ª melhor performance em empregabilidade considerando todas as cidades, de todos os portes, do país.
“Uberlândia contou com pelo menos R$ 10 bilhões de investimentos privados desde 2017. Nossa cidade é um lugar de oportunidades, que favorece a geração de emprego, renda e capacita a mão de obra. Investimos prioritariamente nas áreas essenciais, como Saúde, Educação, Sociais e Infraestrutura e Mobilidade Urbana, para que estimulemos um cenário de confiança para aqueles que querem trabalhar ou empreender. Sem contar o apoio na qualificação por meio dos cursos profissionalizantes que oferecemos e a intermediação junto ao mercado de trabalho por meio do Sine municipal. Seguimos de portas abertas para novos investimentos e negócios, pautados no crescimento social e econômico de nosso município”, considerou o prefeito Odelmo Leão.
São 26 municípios de grande porte analisados por meio da base de dados do Caged e, no comparativo entre eles, Uberlândia fica atrás somente de Joinville (SC). O maior município mineiro supera, no entanto, o restante, incluindo capitais como Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT) e cidades como Contagem (MG), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP).
De acordo com o MTE, os setores responsáveis por mais admissões no município foram: Serviços (71.118 contratações), Comércio (33.987) e Construção (14.772).
Ainda em 2023, em ͏le͏va͏nt͏am͏en͏to͏ r͏ea͏li͏za͏do͏ p͏el͏a Coalize, empresa voltada para a gestão de recursos humanos, com base em dados de janeiro a setembro do ano passado, Uberlândia já mostrava bom desempenho na quantidade de contratações. Entre os municípios brasileiros com população de 500 mil a 1 milhão de habitantes, a cidade ocupava, até então, a quarta colocação geral com mais contratações, panorama que apresentou melhora até o fim do ano, conforme dados do Caged.
(Os dados podem ser conferidos pelo portal do novo Cag͏ed.)