Município foi reconhecido nesta semana pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais pelas boas práticas em vacinação e pela atuação integrada entre as áreas da Saúde e Educação
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu, nesta semana, a certificação de Reconhecimento de Ações em Boas Práticas em Vacinação, na categoria Referência em Imunização, concedida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A homenagem destaca os esforços do município na ampliação das coberturas vacinais e no fortalecimento das ações de imunização desenvolvidas junto à população.
Para o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, a certificação representa o reconhecimento de um trabalho construído de forma coletiva e permanente. “Esse resultado é fruto da dedicação das equipes de vacinação, dos profissionais da atenção primária e de todos os servidores envolvidos nas ações de imunização. Também demonstra a importância da parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, que tem permitido ampliar o acesso às vacinas e fortalecer a conscientização das famílias”, destacou.
O reconhecimento foi idealizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais em parceria com o Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (Opesv/EEUFMG). A iniciativa valoriza experiências exitosas e estratégias desenvolvidas pelos municípios mineiros para fortalecer as práticas de vacinação, ampliar as coberturas vacinais e promover a proteção da população contra doenças imunopreveníveis.
Experiência exitosa
A certificação foi entregue durante o III Congresso Brasileiro Defesa da Vacinação e o I Congresso Internacional de Imunização: compromisso global com a ciência, saúde e vida, eventos promovidos pela SES-MG e pelo Opesv/UFMG, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Para a concessão da certificação, foram avaliados indicadores relacionados à qualificação das equipes e à gestão das ações de imunização, entre eles a capacitação dos profissionais que atuam nas salas de vacina, o aumento do número de doses aplicadas em dois anos consecutivos, a elaboração e execução de planos municipais para ampliação da cobertura vacinal em consonância com o Programa Mineiro de Imunizações (PMI) e a realização de ações de mobilização durante os Dias D e campanhas de vacinação.
Além da certificação, Uberlândia também teve uma experiência exitosa reconhecida e publicada pelo Opesv/UFMG. O trabalho intitulado “Imunização nas escolas e ampliação da cobertura vacinal: uma estratégia intersetorial exitosa em Uberlândia”destaca os resultados alcançados por meio da parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, que levou ações de vacinação ao ambiente escolar, ampliando o acesso dos estudantes aos imunizantes e fortalecendo a proteção coletiva.
O reconhecimento reafirma o compromisso da Prefeitura de Uberlândia com a promoção da saúde pública e evidencia o trabalho contínuo das equipes de imunização, dos profissionais da atenção primária e das instituições parceiras para garantir que cada vez mais pessoas estejam protegidas por meio da vacinação.

